domingo, 29 de agosto de 2010

Street League coloca Nyjah Huston no topo



Chris Cole, Shane O'Neill, Paul Rodriguez, Sean Malto e Nijah Huston - Finalistas da primeira Street League


A vitória na 1ª Etapa da Street League tem um significado muito especial para Nyjah Huston. Em seus 15 anos de idade o garoto passou os últimos meses perseguindo uma vitória em uma competição profissional.

Foram ao todo três segundos lugares com competições importantes. Primeiro o Tampa Pro, em seguida os X Games 16 e uma semana depois o Maloof Money Cup de Orange County. Durante o Maloof Money Cup, Nyjah protagonizou uma das maiores sequencias de manobras em uma escada gigante, o garoto parecia uma metralhadora de manobras.
Mas o primeiro lugar e os 150 mil dólares da primeira etapa da Street League não são um mero resultado de um evolução natural do garoto. Nyjah teve que se superar, lidar com um novo formato e até usar de estratégias para vencer a competição.
Na arena Jobing.com em Glendale, Arizona. Nyjah, que costuma ser extremamente tímido, falou ao público sobre a emoção de finalmente chegar ao topo.

“Depois de tantos segundos lugares, é uma sensação ótima vencer agora” disse Huston. “Eu estou feliz por tudo, o formato, o sistema de julgamento, tudo que Rob (Dyrdek) e toda sua equipe fez. Sempre será justo quando você souber o que precisa fazer para vencer.”



“Sempre será justo quando você souber o que precisa fazer para vencer.”


--Nyjah Huston, 15 anos, Campeão da primeira etapa da Street League




Nyjah Huston sendo anunciado como campeão da etapa. Ao lado, todos os finalistas aplaudem o feito do garoto.


Vitória conquistada manobra a manobra

A primeira etapa da Street League aconteceu em dois dias. No primeiro, com o ginásio fechado para o público, os skatistas disputaram as primeiras seis vagas para a final. Em seguida os 16 skatistas restantes batalharam em um sistema homem a homem uma vaga para a bateria decisiva.

Com o ginásio lotado nomes como Eric Koston, Billy Marks, Tommy Sandoval, Torey Pudwill, Ryan Sheckler, Peter Ramondetta e Greg Lutzka colocaram seu arsenal de manobras nos obstáculos de concreto de ferro. Torey Pudwill apostou nas manobras mais técnicas, além disto teve a felicidade de praticamente não errar. Pudwill se juntou a Chris Cole, Nyjah Huston, Paul Rodriguez, Chaz Ortiz, Sean Malto e Shane O'Neill na grande final.

Pudwill, impulsionado pela boa performance na repescagem, liderou quase toda a final. O BS Smith para Backsite Tailslide descendo a Hubba, um perfeito switch flip e um nollie flip em uma escada gigante o colocaram em destaque no telão do ginásio, mas todos os skatistas tinham boas manobras na manga.




Chris Cole fez algo chamado de Grapefruit Grind, isto depois de passar o tranco do corrimão


Novo formato surpreende skatistas e agrada público

O formato das competições de skate sempre foram uma incógnita para organizadores, competidores e críticos do assunto. Durante muitos anos a competição com apresentação de 1 minuto predominou entre as competições, em seguida veio a Jam Session em que todos os skatistas andam ao mesmo tempo durante um tempo determinado.
O “ISX” é uma das grandes propostas da Street League, o formato mistura todos os formatos anteriores com a adição de uma nova variável. A nota em tempo real.

Para Chris Cole que venceu a eliminatória o ISX é cheio de surpresas. “Pessoalmente, achei o ISX um sistema cheio de surpresas” declarou Cole. “Gosto de andar de skate sem pensar em qual manobra precisarei fazer em seguida. Neste circuito se você pensar demais e errar pode estar um grande problema.”

Do outro lado, o público entendeu rapidamente o formato. A cada manobra era possível saber o valor da manobra executada e prever que algo muito maior viria em seguida.




Rob Dyrdek, com o microfone da ESPN, mestre de cerimônia e cérebro por trás da Street League


Decisão nas últimas manobras

Na seção final. Uma Double Set (escada com duas seções de 6 degraus) com borda descendo e um corrimão com tranco, Nyjah Huston “virou a mesa”, o skatista passou Shane O’Neil que estava em segundo e Torey Pudwill indo direto para o topo da competição.
Suas manobras foram desde um Switch frontside bigspin heelflip descendo a escada e um kickflip frontside boardslide sobre o corrimão com tranco.
A próxima etapa da Street League será nos dias 10 e 11 de Setembro em Ontario na Califórnia.

Resultados Finais - 1ª Etapa - Glendale, Arizona

1. Nyjah Huston 116 pontos 82% consistência $150,000
2. Shane O'Neill 114.9 pontos 79% consistência $80,000
3. Torey Pudwill 112.8 pontos 82% consistência $25,000
4. Sean Malto 111 pontos 86% consistência $10,000
5. Chris Cole 109.6 pontos 79% consistência $7,500
6. Chaz Ortiz 102.2 pontos 79% consistência $6,000
7. Paul Rodriguez 100.1 pontos 71% consistência $5,500




Nyjah Huston, voando para os 150 mil dolares - Nollie 180º Heelflip





Nenhum comentário:

Postar um comentário